Não, o certificado de conclusão de curso é o documento que comprova o término do curso pelo aluno e também informa a data em que o aluno colou de grau, mas é um documento mais simples que o diploma e tem caráter transitório; ou seja, até que o diploma fique pronto. O diploma é um documento completo, assinado pelo Reitor da Universidade, o qual comprova a conclusão, informa a lei de reconhecimento do curso,  data de conclusão e colação de grau e tem número de registro.


O certificado de conclusão de curso serve para o graduado comprovar que concluiu o curso, enquanto ele ainda não tem em mãos o seu diploma. 


Com o certificado, é possível abrir processo de registro profissional em alguns órgãos/conselhos, abrir processo para progressão funcional em certas empresas ou instituições, comprovar escolaridade em determinada organização onde se trabalha, etc. 


No entanto, alguns estabelecimentos não aceitam o certificado de conclusão, apenas o diploma, então, recomenda-se entrar em contato com o local onde se pretende entregar o certificado para verificar se será aceito para fins almejados  como forma de comprovação de conclusão de curso.